segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

A abstenção por convicção de vitoria

Nunca um candidato presidencial teve uma imprensa tão boa e amiga, como Marcelo Rebelo de Sousa. Os seus muitos anos como comentador nas rádios e televisões levou os jornalistas a considerá-lo um dos deles. Marcelo tem méritos, bastantes; mas também muitos defeitos. Ora, numa campanha presidencial em que por norma o escrutínio dos candidatos é muito mais feito pelo lado dos defeitos do que da avaliação dos méritos, o candidato Marcelo beneficia de uma classe jornalística rendida e embriagada com as suas qualidades, como se, de um homem perfeito se tratasse.
Do mesmo modo está montada uma operação mediática tendo por base "sondagens", que nos tem mostrado à saciedade, como são falíveis e manipuláveis. Não faço coro com os que, por exemplo, põe em causa as sondagens da SIC e do Expresso, pelo facto de António Rebelo de Sousa, irmão de Marcelo, ser um dos donos da Euro Sondagem; mas, não tenho dúvida de que existe um conluio, montado com mestria, para fazer passar a mensagem de que Marcelo já ganhou, por larga margem.
O objectivo é forçar a abstenção por convicção de vitória. Mobilizemos os nossos familiares e amigos a votar no próximo domingo, porque a única sondagem verdadeira, sem qualquer margem de erro, é a que resulta dos votos expressos nas urnas.

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